Cáritas Diocesana de Itapipoca abre chamada de inscrição para projetos sociais

Cáritas Diocesana de Itapipoca

Cáritas Diocesana de Itapipoca abre chamada de inscrição para projetos sociais

EDITAL 2024.1

FUNDO DIOCESANO DE SOLIDARIEDADE (FDS)

A Diocese de Itapipoca, por intermédio da Comissão do Edital 2024 do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), torna público o EDITAL FDS 2024.1, com chamada de inscrição de projetos sociais em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2023: “FRATERNIDADE E FOME” e o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt. 14,16).

O Fundo Diocesano de Solidariedade é resultado da Coleta Nacional da Solidariedade que acontece todos os anos como gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), no Domingo de Ramos. Dos valores arrecadados na Diocese de Itapipoca, 60% serão destinados ao Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), os demais 40% serão destinadosao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O Fundo tem como finalidade apoiar projetos que combatam a exclusão social e contribuam para a redução das desigualdades sociais, garantindo sua aplicação em favor de iniciativas que concretizem os objetivos da Campanha da Fraternidade de cada ano.

Com o intuito de viver a quaresma buscando uma conversão pessoal, comunitário-eclesial e também sociopolítica para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho, a Campanha da Fraternidade tem como objetivos permanentes: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor; renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Os dados da fome no Brasil apontam que mais de 58% dos domicílios brasileiros vivem em insegurança alimentar. Porém a grande perplexidade é que mais de 33 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar grave (fome). Entende-se que a fome não foi criada agora, mas radicalizada pela pandemia da COVID-19, sendo que no primeiro semestre de 2020 eram 9% dos brasileiros que passavam fome.

Diante do exposto, a CF 2023 faz um convite para olharmos a fome na sua amplitude, não somente fome de alimento saudável e nutritivo, mas também fome de justiça, que garanta a sobrevivência; de cidadania, que é de ser respeitado como cidadão, tendo seus direitos e sua participação garantidos; fome de beleza e lazer, contemplando o belo através da arte, da música ou uma necessidade humana que sacia a fome interior, reidrata a alma e harmoniza o coração.

Acesse aqui o edital completo